Domingo, 22 de Janeiro de 2006

FCPorto-1 Naval-0

FCPorto_Nava__.JPG



Adriano é a grande novidade nos convocados do F.C. Porto para a recepção à Naval, sábado, em jogo da 19ª jornada da Liga. O avançado brasileiro, emprestado pelo Cruzeiro, marcou dois golos ao Dínamo de Moscovo, mostrou estar em excelente momento de forma e convenceu o treinador Co Adriaanse. A sua estreia com a camisola azul e branca pode acontecer já amanhã, no Estádio do Dragão.


Outra novidade prende-se com a presença de Raul Meireles, um jogador que falhou o compromisso da Taça de Portugal, com a Naval, por opção técnica, mas regressa às contas da equipa técnica. O atleta marcou dois golos no jogo treino com o Dínamo de Moscovo, deu indicadores muito positivos e será uma boa alternativa para o meio-campo.


Lucho González, que se lesionou no tornozelo direito, foi chamado por Co Adriaanse e constitui opção para o compromisso com a equipa da Figueira da Foz. Bruno Alves e Ivanildo, por opção técnica, não foram convocados. Bruno Moraes fez treino integrado e condicionado e Sokota limitou-se a trabalhar com condicionalismos. César Peixoto efectuou tratamento médico.


Por curiosidade, Co Adriaanse não estará no banco de suplentes por se encontrar castigado face ao último desafio, precisamente frente à Naval, mas a contar para a Taça de Portugal.


Convocados:


Guarda-redes: Vítor Baía e Hélton;


Defesas: Bosingwa, Marek Cech, Pedro Emanuel, Pepe e Ricardo Costa;


Médios: Diego, Ibson, Lucho González, Paulo Assunção e Raul Meireles;


Avançados: Adriano, Lisandro López, Quaresma, Jorginho, Alan e Hugo Almeida.


 De volta ao estirador


Adriaanse reagiu à segunda derrota na Liga como reagira à primeira: transtornando a equipa de alto a baixo, ao ponto de tocar até Vítor Baía e acabando por construir um verdadeiro sistema protótipo, de apenas três defesas e baseado em novos elementos tácticos, a quinze jornadas do final do campeonato. Ganhou com um golo de sorte e não provou coisa alguma


Baía é o menos. Nalguns jornais e canais televisivos rapidamente se tornará o mais importante - e, se calhar, fora do jogo talvez seja -, mas no onze que Adriaanse ontem dirigiu por controlo remoto, lá de cima da bancada, haverá muito mais a debater do que a troca de um grande guarda-redes por outro de tamanho bastante razoável. Foram quatro os jogadores de campo que o holandês varreu da equipa e com eles seguiu para debaixo do tapete o sistema que há uma boa série de jornadas vinha sugerindo um FC Porto, enfim, formado e à espera de evolução rápida. O que Adriaanse pode ter feito ontem, caso se confirme a aposta, é uma confissão singular para um homem que nunca erra: afinal, esteve enganado este tempo todo. Por outro lado, o jogo de ontem, ganho com um auto-golo, não provou que tenha razão agora.

Co Adriaanse demoliu alicerces que ninguém sonharia questionar. O mais notório é Paulo Assunção, mas neste caso a culpa é mesmo deste sistema, que cria duas novas figuras: o médio-defensivo que desce para o centro da defesa, onde convém que não precise de tacões altos, e o central bombeiro, talhado para um Pepe até aqui atormentado precisamente por ter o defeito de querer apagar todos os fogos, incluindo os dos outros. Já agora, uma pergunta: se o novo esquema for para manter, que jogador tem o FC Porto para substituir Pepe, em caso de lesão ou castigo? Ou Bosingwa, no tal papel híbrido destinado ao Fernando Meira que ficou por contratar em Julho?


Sustentado na tal linha de três defesas já experimentada contra o Dínamo de Moscovo, o onze portista teve o prometido Adriano na área, em parceria com Lisandro e aguardando ansiosamente os cruzamentos de Quaresma e Alan. Pelo meio, a Naval reservava-se o direito de admissão, lançando sobre as inovações de Adriaanse uma dúvida: contra uma equipa que segura com trela curta dez jogadores atrás da linha da bola não é um risco por aí além jogar com tão poucos homens lá atrás. Sobraria para a discussão a escolha de Ibson para o meio-campo, se a explicação não fosse também óbvia: com Bosingwa a médio defensivo e quatro avançados sobraria (sobrou) espaço no centro para um transportador de bola, desde que este fosse capaz de ajudar na recuperação, coisa que Diego talvez nunca venha a fazer. E Raul Meireles não é um transportador de bola. 
 


O último passe é mesmo o último


FC Porto's new player Brazilian Adriano



Para cortar na conversa táctica, que só de forma ligeira me diz respeito, e pesados os noventa minutos inteiros conclui-se que o FC Porto, vestido de uma maneira ou de outra, com ponta-de-lança a sério ou sem ponta-de-lança a sério, com Baía ou sem Baía, tem sempre os mesmos problemas: o último passe, mal feito ou mal pensado nove em cada dez vezes (e frequentemente o penúltimo também); a incapacidade para amortecer, a partir do meio-campo, a resposta dos adversários; o péssimo contra-ataque; e o individualismo, que tem um pouco a ver com isto tudo. Mais uma vez, o golo e os três pontos saíram de dentro de Quaresma, mas também Quaresma está outra vez a sair de dentro de si próprio, como prova a renitência em libertar-se da bola, em não sendo para a baliza. Como pontos positivos, ficou o bom trabalho do triângulo Pepe, Bosingwa e Ibson e a certeza de que o FC Porto tem recursos (Helton, Raul Meireles). Quanto a Adriano, percebeu-se que o êxito da contratação depende mais dos colegas do que dele. Da Naval, responsável por tão pouco no jogo como indicam as escassas referências neste comentário, deve dizer-se que foi inteligente, que escolheu bem o momento de apertar o adversário e que em poucos lances poderia ter comprometido a liderança do campeonato. É verdade: Adriaanse continua no primeiro lugar. De acordo com algumas manchetes ansiosas, anteontem já lá não estava.


FC Porto's Ricardo Quaresma (C)  vies wi
 


Ficha de jogo



Estádio do Dragão | relvado: excelente | espectadores: 32 128 | árbitro: João Vilas Boas, AF Braga | assistentes: Sérgio Serrão e Tomás Santos | 4º árbitro: Paulo Rodrigues


FC Porto 1 - Naval 0
GOLOS [0-1] Fernando p.b. 30'


FC Porto
1 Helton GR
3 Ricardo Costa DC
14 Pepe DC
35 Cech LE
8 Lucho MO
12 Bosingwa MD
6 Ibson MO 83'
11 Lisandro AV 45'
27 Alan AD 90'
28 Adriano AV
7 Quaresma AE
T: Jan Olde Riekerink
99 Vítor Baía GR
4 Pedro Emanuel DC
18 Paulo Assunção MD
16 Raul Meireles MD 83'
20 Diego MO 45'
17 Jorginho MO 90'
39 Hugo Almeida AV


 ESTATÍSTICA DO JOGO


FC Porto
11 remates
0 poste
4 defendidos
1 golos
7 fora
0 pequena-área
5 grande-área
6 fora da área
0 eficácia remate/golo
11 faltas cometidas
11 cantos
6 fora-de-jogo


 Diego 5


FC Porto's Brazilian Diego Ribas (R)  vi



Entrou com vontade de "acordar" o jogo, mas foi demasiado egoísta. Os remates saíram sem veneno. Duas ou três boas combinações e pouco mais. 


Fonte:OJogo e MaisFutebol


Imagens:Gettyimage

publicado por Diego_Meu_Anjinho às 15:01

link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Anónimo a 23 de Janeiro de 2006 às 23:28
Sou eu de novo, é só para te dizer que inseri no meu blog uma nova template criada e feita por mim. Gostava que quando puderes e lá fores visitar o meu cantinho, de saber a tua opinião, se aprovas ok? Beijinhos.Moon Girl
(http://moongirl.blogs.sapo.pt)
(mailto:martina_c2@hotmail.com)
De Anónimo a 23 de Janeiro de 2006 às 23:21
Olá amiga! O nosso porto não jogou lá muito bem, mas mesmo assim ganhamos e é o principal. O treinador de vez em quando inventa lol... ai que se eu estava ao lado dele no jogo puxava-lhe as orelhas lool... ao menos que ele pense nos erros que fez e no próximo jogo ponha o Diego a jogar. Muito obrigada pela tua visita ao meu blog e desculpa já não ter vindo aqui mas andei a estudar para uns testes e não foi possivel, mas nunca me esqueço deste lindo blog que me põe sempre actualizada com as noticias e jogos do FCP. Recebe um grande beijinho.Moon Girl
(http://moongirl.blogs.sapo.pt)
(mailto:martina_c2@hotmail.com)
De Anónimo a 22 de Janeiro de 2006 às 16:30
oii
não foi um grande jogo mas emfim ganhamos é o principal hehe
esto com muita raiva com o treinador: o Diego foi de novo pro banco =S
Eu tanbem gosto muito do teu blog =D
bjuss fica bem
adoro teTony
(http://www.diego20.fr)
(mailto:the_portugues@hotmail.com)
De Anónimo a 22 de Janeiro de 2006 às 16:30
oii
não foi um grande jogo mas emfim ganhamos é o principal hehe
esto com muita raiva com o treinador: o Diego foi de novo pro banco =S
Eu tanbem gosto muito do teu blog =D
bjuss fica bem
adoro teTony
(http://www.diego20.fr)
(mailto:the_portugues@hotmail.com)

Comentar post

♥Deixa a tua mensagem ao Diego

clubediego@hotmail.com

♥Links

Site Oficial do FCPorto
Site Oficial do Diego
Flog do Diego na Copa América
Postiga The Best
Moon Girl
Nação Portista
Maniche O Motor
Diego da Vila
Diego Ribas 10
Diego Da Vila Forever
Grupo Hélder Barbosa
Grupo Ricardo5, Ibson31 e Lucho8
Grupo Lucho González
Grupo Amo-te Porto
Flog Amo-te Porto
Flog Amo-te Porto da Daniela
Diego Ribas FC
Blog Tripeiras
Blog FCP Mirandela
Flogão Diego Ribas
Fotolog Diego O Ribas

♥Posts recentes

Actualização

Diego confiante

Depois da recuperação, Di...

A dar uma actualizadela :...

Finalmente consegui actua...

Bremen empata na Liga dos...

Diego ajuda na vitória do...

Diego brilha na Selecção

O bronze olimpico e a der...

Brasil a caminho do ouro!

♥Arquivos

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005