Domingo, 18 de Dezembro de 2005

Tudo sobre Penafiel!

     Dar a volta por cima


O FC Porto aprendeu a virar resultados, conseguindo-o pela segunda vez e de forma consecutiva. O Penafiel entrou a ganhar, mas não resistiu muito tempo. A vitória permite aos portistas dobrar o ano na liderança do campeonato, independentemente do que acontecer em Guimarães


Reviravolta. Foi a segunda do FC Porto no espaço de uma semana, o que não deixa de ser um sinal de experiência numa equipa que, como Adriaanse não se cansa de repetir, é muito jovem. Aprender a não sucumbir aos primeiros erros, como aqueles que originaram as desvantagens de ontem e de Leiria, é uma prova segura de maturidade. Atesta um crescimento que, conjugado com a liderança, pode resultar num empurrão definitivo para o que falta do campeonato.

Deixando o futuro de parte e voltando atrás: Adriaanse não mexeu no onze, o que não deixava de ser uma novidade. É bem provável que alguns tenham concluído que dessa estabilidade de três jogos consecutivos a apostar nos mesmos resultaria um entendimento de olhos fechados. A parte dos olhos fechados começou por estar certa. O FC Porto entrou embalado num remate inesperado de Bruno Amaro, mas esse sinal de alarme não foi, na altura, suficientemente ensurdecedor para o acordar. Quaresma bem que tentava injectar alguma cafeína, experimentando também os rins de Pedro Moreira. Faltava, ainda assim, quem desse seguimento a um esforço, que, por duas vezes, esbarrou nos ferros. O Penafiel aproveitava esse desacerto inicial para capitalizar um dos dois remates - em todo o jogo - com a direcção certa, enchendo os pulmões para a inevitável resistência. Que estava alinhavada. Luís Castro improvisou com a matéria-prima disponível, procurando criar uma barreira sólida à criatividade portista. Fê-lo antes de imaginar que começaria em vantagem e o golo só acrescentou argumentos à estratégia, reforçando os planos de vigilância antecipadamente preparados. Weligton era a tradução fiel desse espírito. Disseram-lhe para ser sombra de Diego e devem-lhe ter dito também que o brasileiro era, ele próprio, uma bola, o que explica as duas primeiras entradas do penafidelense às pernas do adversário. Um erro de cálculo que, mais tarde, viria a ser-lhe fatal. 
 


Lucho a dobrar


56448209.jpg



Houve outra fatalidade antes dessa. Paulo Assunção foi o motor de uma arrancada, que prosseguiu depois nos pés de Lisandro e de McCarthy, ganhando força num remate colocado de Lucho que Nuno Santos viu escapar-lhe dos dedos. O FC Porto empatava e acordava em definitivo para o jogo. A adrenalina desse lance espevitou-lhe o ânimo, abrindo caminho a uma reviravolta que não tardou muito. Surgiu bem rápida, de penálti, após insistência de Ricardo Costa e azar de Weligton, que acertou nas pernas de Quaresma em zona proibida. Lucho não se incomodou com a responsabilidade, devolvendo o sossego aos portistas.


A segunda parte foi praticamente jogada em sentido único. Luís Castro experimentou Orahovac, Roberto e ainda estreou Guedes. Sem grandes efeitos, já que o FC Porto assumiu sem tréguas o controlo das operações. Paulo Assunção, Diego, Quaresma, Lisandro e Lucho estavam particularmente animados. Os três últimos desenharam o terceiro golo, com uma simplicidade que deu nas vistas: Lucho estendeu uma passadeira a Quaresma, que, prosseguindo a gentileza, estendeu outra a Lisandro. E ponto final nas gentilezas. O avançado argentino tratou de dar o seguimento devido à assistência, permitindo a Adriaanse apostar na gestão de esforços. Quaresma saiu para a ovação e, depois, McCarthy cedeu o lugar a Hugo Almeida. As palmas aqueceram a festa, mais do que garantida. 
 


Ficha de jogo


56448208.jpg



Estádio do Dragão| relvado: Excelente | espectadores: 30.108 | árbitro: Soares Dias, da AF do Porto | assistentes: João Santos e Vítor Carvalho | 4º árbitro: Jorge Saramago


FC Porto 3 - Penafiel 1
GOLOS [0-1] Bruno Amaro 01', [1-1] Lucho 40', [2-1], Lucho 44' g.p., [3-1] Lisandro 55'


FC Porto
99 Vítor Baía GR
3 Ricardo Costa LD
4 Pedro Emanuel DC
14 Pepe DC
21 César Peixoto LE
18 Paulo Assunção MD
8 Lucho González MD
20 Diego MO
7 Quaresma AE 68'
11 Lisandro López AD
9 McCarthy AV 76'
T: Co Adriaanse
1 Helton GR
22 Sonkaya DD
35 Marek Cech DE
6 Ibson MD
17 Jorginho MO 68'
27 Alan AD
39 Hugo Almeida AV 76'


ESTATÍSTICA DO JOGO


FC Porto
11 remates
2 poste
2 à baliza
3 golos
4 fora
1 pequena-área
7 grande-área
3 fora da área
27,2 eficácia remate/golo
16 faltas cometidas
10 cantos
4 foras-de-jogo


 


Diego 6


56448210.jpg



Se não tivesse exagerado em alguns lances individuais, teria melhor nota. Chamou a si a organização do jogo, mesmo tendo Weligton como sombra, mostrando boa leitura de jogo, sobretudo nas combinações com Quaresma. Deu uma ajuda atrás sempre que necessário.


fcp_penafiel.jpg
 


O nome de Sonkaya é a grande novidade na convocatória do F.C. Porto para o jogo com o Penafiel. O último desafio do defesa direito turco aconteceu à quarta jornada, no dia 18 de Setembro, quando os azuis e brancos mediram forças com o Sp. Braga. Depois deixou de ser convocado e recentemente participou num desafio da equipa B, frente ao Paredes, num encontro em que também participaram Paulo Ribeiro, Bruno Alves e Raul Meireles, todos do plantel principal.


Sonkaya rende Bosingwa, por opção técnica, numa lista de convocados para o jogo com o Penafiel que não conta com a participação de Ivanildo, também por opção técnica. O encontro com o último classificado da Liga está agendado para amanhã, sábado, às 21,15 horas no Estádio do Dragão.


Bruno Moraes e Sokota fizeram treino condicionado, ginásio e tratamento e prosseguem o trabalho de recuperação das respectivas lesões. Hélder Barbosa esteve sob o cuidado do departamento médico por causa de uma entorse no tornozelo direito.


Convocados
Guarda-redes: Vítor Baía e Hélton
Defesas: Sonkaya, Cech, César Peixoto, Pedro Emanuel, Pepe e Ricardo Costa
Médios: Diego, Ibson, Jorginho, Lucho González e Paulo Assunção
Avançados: Alan, Hugo Almeida, Lisandro López, McCarthy e Quaresma.


Fontes:MaisFutebol e OJogo


Imagens:Gettyimage

publicado por Diego_Meu_Anjinho às 13:40

link do post | comentar | favorito

♥Deixa a tua mensagem ao Diego

clubediego@hotmail.com

♥Links

Site Oficial do FCPorto
Site Oficial do Diego
Flog do Diego na Copa América
Postiga The Best
Moon Girl
Nação Portista
Maniche O Motor
Diego da Vila
Diego Ribas 10
Diego Da Vila Forever
Grupo Hélder Barbosa
Grupo Ricardo5, Ibson31 e Lucho8
Grupo Lucho González
Grupo Amo-te Porto
Flog Amo-te Porto
Flog Amo-te Porto da Daniela
Diego Ribas FC
Blog Tripeiras
Blog FCP Mirandela
Flogão Diego Ribas
Fotolog Diego O Ribas

♥Posts recentes

Actualização

Diego confiante

Depois da recuperação, Di...

A dar uma actualizadela :...

Finalmente consegui actua...

Bremen empata na Liga dos...

Diego ajuda na vitória do...

Diego brilha na Selecção

O bronze olimpico e a der...

Brasil a caminho do ouro!

♥Arquivos

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005